Você sabia que a dermatite de fralda, a famosa assadura é a lesão de pele mais comum entre os bebês?
28/07/2024
As Dermatites das fraldas, são termos genéricos que abrangem um conjunto de reações inflamatórias, que atingem a área do corpo coberta pela fralda.
E as fraldas? Elas realmente são as vilãs na dermatite?
Apesar do termo “dermatite de fralda”, a fralda por si só, muito raramente está implicada no desenvolvimento de dermatites de contacto irritativas ou alérgicas em crianças. As fraldas descartáveis modernas possuem três camadas: uma interna que funciona como filtro, uma intermédia com capacidade de absorção de líquidos, e finalmente, uma externa à prova de água. Esta última camada previne a perspiração e dessa forma aumenta a temperatura e humidade local, tendo um papel fundamental na impermeabilidade de fralda. Por outro lado, as fraldas modernas são mais oclusivas, sendo responsáveis pelos casos raros de dermatite de contacto alérgica.
Quais são os principais tipos de dermatite de fralda?
São elas:
dermatite de contato alérgica;
dermatite por Cândida;
dermatite seborreica;
dermatite atópica.
E Existem outros tipos de dermatite? Sim, existem, são conhecidas como Dermatites raras.
A partir do diagnóstico clínico ainda é possível detectar outros tipos de dermatite de fraldas em bebês que ocorrem com menos frequência e tem como causas outros fatores.
Psoríase
Rara em crianças, mas quando ocorre, geralmente começa pela área da fralda. Deve-se ao fenômeno de Koebner, ou seja, reprodução em área traumatizada da lesão. Em grande parte das ocorrências, não fica restrita só a região da fralda, portanto o diagnóstico clínico deve procurar a irritação em outras partes do corpo como cotovelos, joelhos, couro cabeludo e orelhas.
Acrodermatite enteropática
Doença rara de herança autossômica recessiva ou adquirida. O primeiro tipo ocorre pela deficiência de zinco no organismo. Geralmente ocorre durante o desmame, quando a criança passa a consumir outros tipos de leite que não o materno.
Esse tipo de dermatite começa com o surgimento de placas eritêmato-descamativas, eczematosas, na face, couro cabeludo e área da fralda, podendo ocorrer ainda em pregas inguinais e extremidades distais.
Estreptocócica perianal
Normalmente confundida com a dermatite irritativa primária, este tipo de dermatite caracteriza-se pela ocorrência de infecção superficial causada pelo Streptococcus beta-hemolítico do grupo A.
Granuloma glúteo infantil
Não existem evidências que comprovem o surgimento dessa doença há presença de dermatite de fraldas, porém sua ocorrência na região acaba sendo associada. A granuloma caracteriza-se pelo surgimento de nódulos eritêmato-purpúricos nas superfícies convexas da pele.
Milária
Ocorre quando há bloqueio da secreção das glândulas sudoríparas e pela ocorrência de calor e hiper-hidratação. Mais comum em recém-nascidos, a milária caracteriza-se pelo aparecimento de vesículas superficiais na pele.
Escabiose
Manifesta-se com o surgimento de lesões e prurido (coceira ) na área da fralda. No diagnóstico deve ser observado se tais lesões estão associadas a lesões de eczema, escoriações e crostas.
É possível prevenir as dermatites ?
Então, vou te contar algumas dicas para ajudar na prevenção desse quadro que causa tanto incomodo e choro nos pequenos.
- Sempre troque a fralda quando o bebê fizer xixi ou coco. Essas substâncias, principalmente o coco pode ser muito irritativo para uma pele tão sensível.
- Procure não esfregar a pele na hora de limpar, faça movimentos suaves na hora da limpeza. A higiene da área da fralda com água morna e algodão, sem recorrer a sabonetes, é suficiente na limpeza diária. Quando são utilizados sabões suaves, estes não deverão ser aplicados mais do que duas vezes por dia.
- evite lenços umedecidos com fragrâncias ou produtos químicos que possam agredir a pele (observe os componentes antes da comprar)
- Se possível, deixe a pele do bebê exposta por um período do dia. O excesso de umidade e calor local também podem fazer mal.
- Certifique-se de que a pele esteja completamente seca antes de colocar uma nova fralda.
- A aplicação de uma pomada de barreira cria uma camada protetora entre a pele e a fralda, prevenindo assaduras. Mas detalhe: para prevenção, esta pomada jamais deverá conter nistatina em sua composição. A nistatina é uma substância utilizada para tratamento e por isso, não deve ser usada rotineiramente.
A prevenção da dermatite de fraldas em bebês se dá com o cuidado frequente na região, seja no uso de produtos que não sejam alergênicos nem irritantes e com a composição das fraldas, adotando aquelas que tenham melhor material.
Abraços;
Dra Lu!