O que eu preciso saber sobre o desfralde?
28/07/2024
O desfralde é uma grande conquista para a criança e para a família. É um momento de descobertas em que a criança se dá conta da sua capacidade de controle e cada uma tem seu tempo para passar por esse processo. Estar bem orientado para o desfralde traz inúmeros benefícios para o seu filho e exercita em nós a paciência, o ato de observar e de entender as particularidades de cada criança.
O desfralde pode acontecer entre os 2 e 5 anos, numa média de 3 anos no Brasil. Lembrando sempre que todo processo deve ser acompanhado por profissional pediatra que irá avaliar o processo e a evolução da criança.
Para que o desfralde ocorra é necessário que a criança e a família tenham adquirido algumas aptidões.
aptidão mental= Reconhece a urgência para usar o banheiro, consegue comunicar de alguma forma que está com a fralda suja ou molhada, tem habilidade cognitiva para imitações e para seguir ordens
Aptidão motora= Idade por volta dos 24 meses, consegue ter intervalos de pelo menos 2 horas com a fralda mais seca, acorda seco dos cochilos. Necessita ter habilidades motoras para sentar-se, caminhar, agachar e retirar as roupas.
Aptidão psicológica= aceita sentar no vaso ou peniquinho, tem curiosidade sobre os hábitos fisiológicos dos adultos , quando com a fralda suja pede para ser trocado rapidamente.
Aptidão das famílias= todos os adultos envolvidos nos cuidados da criança necessitam dispensar tempo para guiar o desfralde e precisam estar alinhados a respeito dos métodos e abordagens que serão realizados.
E como seguir no desfralde?
1- Estabeleça um local seguro, penico ou vaso, onde a criança poderá usar sem medo, deixe esse objeto sempre no banheiro ele não pode se misturar com os brinquedos.
2- Escolha uma época em que você estará mais disponível, com um clima mais de calor e que a criança não associe a fase a nenhuma perda, como a chegada de um irmão.
3- Utilize o brincar e momentos lúdicos para o processo, recomendamos uso de livros.
4- Se atente aos seus sentimentos, demonstrar raiva ou frustração quando a criança faz xixi ou cocô no lugar incorreto pode dar impressão para ela que o fato de fazer xixi e cocô é algo ruim e deve ser repreendido.
5- Lembre seu filho constantemente durante o dia de ir ao banheiro.
6- Inicie com o desfralde diurno e depois o noturno, para seguirem juntos deve-se observar os sinais neurológicos da criança.
Se depois de algumas semanas de tentativas de desfralde, os responsáveis não notarem avanços ou perceberem que a criança não está preparada, recomenda-se não insistir e aguardar de um a três meses para recomeçar o processo!
Lembre-se: ter tranquilidade é fundamental ao longo do processo, que pode não ser exatamente da forma como imaginamos, mas se for bem conduzido pode evitar fixações nessa etapa. Muitas intervenções podem acarretar mais dificuldades.
Respeite os sinais do seu filho, não faça comparações e busque ajuda médica sempre que necessário.
Um abraço: Dra Lu!